Bebida alcoólica após a cirurgia bariátrica pode?

O álcool tem calorias por isso deve ser evitado por pacientes que fizeram cirurgia bariátrica por pelo menos 2 anos. Dr. Rafael Lucena – Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo orienta que logo após a cirurgia bariátrica (gastroplastia) os pacientes devem evitar bebidas alcoólicas.

“O álcool contém muitas calorias e pode prejudicar as mucosas do estômago e do intestino, e com isso reduzir a absorção de alguns nutrientes”. Explica Dr. Rafael.

Isso acontece principalmente nos primeiros seis meses, quando ocorre uma readaptação do aparelho digestório. A absorção do álcool nas cirurgias do tipo Bypass gástrico é mais rápida. Dessa forma acelerando a embriaguez mesmo com a ingestão de pequenas quantidades.

Outro fator que podemos considerar é que as pessoas que emagrecem após a cirurgia de redução do estômago tendem a ter uma vida social mais agitada e muito mais disposição para sair. Como resultado, são nestes momentos que o consumo de bebida alcoólica pode aumentar.

Para aqueles que não dispensam um bom vinho, após seis meses é liberada – esporadicamente, uma taça da bebida.

A mudança no estilo de vida após a gastroplastia faz parte do processo e deve acontecer com todos os pacientes. Tendo sempre em mente que é preciso incorporar o novo estilo para que os resultados sejam eficazes não só em médio prazo, mas para o resto da vida.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica