Cirurgia Bariátrica: importância da equipe multidisciplinar

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento que reduz o estômago, visando tratar a obesidade. Em decorrência disso, acaba por agir em outras doenças que são associadas a ela. Alguns pacientes precisam ser submetidos a este procedimento cirúrgico para emagrecer. Uma vez que o emagrecimento não ocorre de forma natural ou com intervenções comuns, como exercícios físicos e/ou alimentação específica.

 

Entretanto, a cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo. Como em todos os casos de intervenção cirúrgica, apresenta risco de complicações. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento médico, nutricional, psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo, desde o pré ao pós-operatório. Ou seja, o tratamento para com o paciente precisa ser multidisciplinar.

 

Avanços na medicina

Os avanços na medicina garantiram a diminuição dos riscos oferecidos aos pacientes pela intervenção cirúrgica. Com algumas técnicas avançadas, o tempo de internação diminui e a recuperação é mais rápida. Os riscos de problemas no corte, hematomas, infecção e hérnias também diminuíram de 25% para menos de 1%, e a mortalidade cirúrgica de 4% para 0,2%. É o mesmo risco de uma cirurgia de vesícula ou de uma cesárea. 

 

Para o Dr. Rafael Lucena especialista em Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica, em Arcoverde e Serra Talhada Sertão de Pernambuco, não existe cirurgia de obesidade de urgência. “Não se pode ter pressa. O paciente precisa ter tempo para entender as mudanças que acontecerão em sua vida depois da cirurgia, conversar com outras pessoas. Às vezes ele ou ela entra em um processo compulsivo com o tratamento, querendo resolver logo para ir magro a um casamento ou aniversário.

 

Não estamos tratando aqui de processos estéticos. A estética vem, mas esse não é nosso objetivo principal”, pondera o Dr. Rafael Lucena especialista em Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica, em Arcoverde e Serra Talhada Sertão de Pernambuco. 

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2). Assim como, colocação de Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE. 

Arcoverde