Há riscos na cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento com objetivo de tratar a obesidade. Alguns pacientes precisam ser submetidos a este procedimento cirúrgico para emagrecer. Visto que, o emagrecimento não ocorre de forma natural ou com intervenções comuns, como exercícios físicos e alimentação específica.

Apesar de seguro e eficaz, não deixa de ser um procedimento complexo. Assim como, em todos os casos de intervenção cirúrgica, apresenta risco de complicações.

Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento médico, nutricional, psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

Dr. Rafael Lucena Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo explica que apesar dos riscos de complicação ao longo do tempo houveram mudanças no procedimento que diminuíram ainda mais os riscos oferecidos pela intervenção.

“Com algumas técnicas avançadas, o tempo de internação diminui e a recuperação é mais rápida. Os riscos de problemas no corte, hematomas, infecção e hérnias diminuíram de 25% para menos de 1% e a mortalidade cirúrgica de 4% para 0,2%, como uma cirurgia de parto cesariano”

Compara Dr. Rafael Lucena, Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, em Arcoverde-PE.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica