Como saber se estou com Gastrite?

Primeiramente informamos que o texto não substitui uma consulta, é muito importante visitar um médico para o tratamento dos sintomas.

A gastrite é um problema bem comum em boa parte da população, é caracterizada pela inflamação das paredes do estômago. Nesse sentido, o órgão perde a proteção das mucosas, que quando não tratada sofre erosão. 

O diagnóstico só pode ser feito após realização do exame de endoscopia digestiva, pois, além da visualização das paredes internas do estômago verifica se há a presença da bactéria H. Pylori. 

 

São vários os sintomas que podem ser observados e utilizados como parâmetro para identificar problemas de gastrite, assim como:

• Dor em forma de pontadas na boca do estômago

• Náuseas

• Vômitos

• Perda de apetite

• Sensação de bola na garganta

• Azia

Os sintomas podem permanecer mesmo após tomar antiácidos, essas são as queixas mais comuns relatadas por pacientes.

 

A doença surge devido a fatores externos como uso excessivo de analgésico ou bebidas alcoólicas, má alimentação, estresse, tabagismo e distúrbios autoimunes podem ser considerados fatores de risco para o surgimento da gastrite.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2). Assim como, colocação de Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE. 

Arcoverde