Em 6 anos cirurgia bariátrica cresce 46,7% no Brasil

A cirurgia bariátrica é uma alternativa para combater a obesidade e doenças metabólicas como o Diabetes tipo 2. Dessa Forma, devido ao aumento dos casos de obesidade no Brasil o número de cirurgias bariátricas realizadas entre os anos de 2012 e 2017 aumentou 46,7%.

A obesidade é um problema de saúde e não apenas um problema estético; é uma doença crônica que tem de ser tratada como tal. É o acúmulo de gordura no corpo causado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja, a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

De acordo com a mais recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Foram realizados 105.642 mil cirurgias no ano de 2017 no país, 5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado.

A cirurgia realizada imediatamente após sua indicação contribui para a cura ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como:

• Hipertensão;

• Problemas nas articulações;

• Coluna;

diabetes Tipo 2.

O Dr. Rafael LucenaEspecialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo explica que é um procedimento cirúrgico seguro e muito eficaz.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica