Gastrite: Sintomas e Diagnóstico

Sintomas

A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica. Logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago. Assim, podendo ser irradiada para outras regiões do corpo e se confundir com a dor do infarto, por exemplo.

 

A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação. Se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras.

 

Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

 

Diagnóstico

De acordo com o Dr. Rafael Lucena, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, em Arcoverde e Serra Talhada, o histórico clínico e a endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite.

 

Isso não exclui a necessidade de realizar uma biópsia. Isto é, de retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2). Assim como, colocação de Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE. 

Arcoverde