André Marques e a luta contra a Obesidade

André Almeida Marques, mais conhecido pelo público por André Marques, começou a sua carreira nas telinhas no ano de 1995, em Malhação, novela serializada da Rede Globo, onde interpretou o personagem Mocotó. Então com 14 anos de idade, André nunca mais sairia da frente das telas.

Entre Malhação, VideoShow e agora os programas É de Casa e The Voice Kids, acompanhamos uma mudança radical na aparência física do ator e apresentador, uma mudança que vai além de sua idade. Com 158kg, diabético, sedentário e fumando quase quatro maços de cigarro por dia, André Marques se tornou uma bomba relógio prestes a explodir. “Eu ouvi isso do médico.

Você pode até não morrer, mas que você não passa de 40 com esse fígado, é certo”, revelou em entrevista dada ao Fantástico em 2014. André tinha 34 anos quando recebeu o prognóstico do médico de que não teria sequer mais seis anos de vida.

Até aquele momento André já tinha tentado todos os métodos possíveis e imaginários para lutar contra a obesidade: ortomolecular, dieta da lua, medicamentos e até chegou a apelar para a simpatia do copo d’água embaixo da pia. Nada resolvia.

A decisão 

Isso o levou a tomar uma decisão que até então lhe parecia impensada: a cirurgia. André Marques passou pelo procedimento da Cirurgia Bariátrica no dia 19 de novembro de 2013. “Tinha muito medo de morrer, mas ouvi do meu médico que era mais fácil eu morrer de doenças associadas à obesidade do que na cirurgia”, conta.

“Foi uma decisão difícil, entrei, chorei, amarelei, desisti e depois tomei coragem e fui.”

Cinco anos depois da cirurgia e com 65kg a menos, André Marques diz que sua vida mudou para melhor. Entre os pontos positivos está o fim da diabetes adquirida, que, segundo ele, desapareceu após quatro meses do procedimento. “Uma alegria, pois eu já estava enxergando muito mal”.

Ele ainda relata que teve que se “reeducar na marra” e que, desde então, teve altos e baixos, engordando e emagrecendo, até se estabilizar em sua nova vida. “Eu li comentários assim: ‘Ah, operando é mole’. Vai operar, filho. É punk. Porque você continua com alma gorda, só que isso passa. A alma vai emagrecendo também, eu acho. Eu sei que se não mudar meus hábitos – estou mudando – posso engordar de novo, como várias pessoas engordam”. 

Opinião de um especialista

De acordo com o Dr. Rafael Lucena, Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, que atende em Arcoverde e Serra Talhada, a cirurgia a que André Marques se submeteu é também chamada de gastroplastia, que consiste em um procedimento onde o estômago do paciente é separado do tubo digestivo e um pedaço do intestino é conectado no lugar. A principal consequência é que a pessoa não consegue mais ingerir grandes quantidades de comida, finaliza o Dr. Rafael Lucena

A cirurgia não faz milagre. Ela não é a cura da obesidade, mas pode ser um método bem eficaz para alguns. O melhor caminho é o da prevenção. A cirurgia bariátrica é a última alternativa que deve ser buscada pelo paciente, em conjunto com o seu médico.

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica