O que é Balão Intragástrico?

balao-intragastrico

O Balão Intragástrico se trata de um tratamento auxiliar para a obesidade. Consiste em um balão de silicone cheio de líquido (soro fisiológico) ou ar, que é colocado no estômago do paciente por endoscopia.

Não exigindo, dessa maneira, nenhum procedimento cirúrgico invasivo. O preenchimento feito pelo balão reduz pela metade do espaço disponível para comida. Dessa forma, permitindo que a pessoa se sinta satisfeita comendo muito menos.

Além disso, o balão restringe a passagem livre de comida e água, retardando a digestão pelo estômago e trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo.

Opinião de um especialista

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Sertão de Pernambuco, explica que o balão é um tratamento temporário, que possibilita uma perda de peso variável entre 10% a 20% no período de seis meses (tempo máximo indicado), mas para isso acontecer, os hábitos alimentares da pessoa também precisam mudar.

Apesar de ser mais recomendado para pessoas com o índice de massa corporal (IMC) a partir de 27, obesos que precisam fazer a cirurgia bariátrica, mas correm alto risco, também podem usar o balão.

A medida serve como um pré-operatório, para reduzir problemas anestésicos, operatórios e clínicos. É de responsabilidade do médico avaliar a necessidade da colocação do balão intragástrico em cada caso.

“O procedimento geral demora cerca de meia hora e normalmente o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Nos primeiros dias após a colocação do balão, a pessoa pode sentir náusea, vômito e cólica. Isso ocorre porque o corpo tenta expelir o balão”, diz o Dr. Rafael Lucena, cirurgião que realiza também cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Remir a Diabetes tipo 2), além de colocar balão intragástrico.

 

Cirurgia bariatrica