O que é Cirurgia Bariátrica?

A Cirurgia Bariátrica consiste em uma intervenção que modifica a estrutura anatômica do aparelho digestivo. Dessa forma, a operação diminui a superfície intestinal e o estômago do paciente que, por conta disso, tende a emagrecer. Além disso, a bariátrica ainda favorece a produção de hormônios que diminuem o apetite e reduz os riscos de doenças decorrentes do sobrepeso, como diabetes e hipertensão.

 

“Para se submeter a cirurgia, o paciente deve ter IMC (Índice de Massa Corpórea) superior a 35 e sofrer de enfermidades associadas à obesidade. Precisa ainda ter passado por, no mínimo, dois anos de tratamentos clínicos para emagrecimento”, explica o Dr. Rafael Lucena, especialista em Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica, em Arcoverde e Serra Talhada Sertão de Pernambuco.

 

Entretanto. quando o IMC é superior a 40, que é considerado já uma obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é recomendada independentemente das doenças associadas. É importante ainda ressaltar que ela é uma doença como qualquer outra e preocupa as autoridades de saúde mundiais. Um paciente com obesidade mórbida corre o risco de ter complicações e de morrer de dez a quarenta vezes mais que uma pessoa da mesma idade com peso normal.

 

Como é feita a cirurgia bariátrica?

Atualmente as cirurgias bariátricas são feitas por meio da videolapaoscopia. O processo muda a via de acesso da cirurgia. “Em vez de fazer um corte grande na região abdominal, de 15 ou 20 cm, faz-se pequenos furos. Através desses furos, são inseridos pequenos tubos com câmeras e pinças na barriga do paciente.

 

O cirurgião faz a operação olhando para uma tela, onde é projetada a cavidade abdominal”, diz o Dr. Rafael Lucena. A vantagem é que, quando não se faz um corte tão grande no abdômen, o paciente se recupera melhor e mais rápido. Podendo retornar à rotina normal em 15 dias após a operação, o que antes levava 60 dias.

 

Além disso, são reduzidos os riscos de consequências como hematomas, hérnias e infecções. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar se faz necessário em todas as etapas do procedimento, desde o pré-operatório ao pós-operatório, para que assim o paciente possa garantir melhores resultados.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2). Assim como, colocação de Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE.