O que é Compulsão Alimentar?

O termo compulsão se refere ao ato de compelir, que significa empurrar forçadamente, ou seja, o paciente come sem fome, como uma tradução de um distúrbio de apetite. Dessa forma, pessoas com compulsão alimentar simplesmente não conseguem parar de comer e ingerem grandes quantidades de alimento em pouco tempo.

 

Apesar da sensação de estufamento e saciedade, muitos continuam comendo até vomitar. Já que o estômago não suporta a enorme quantidade de alimento ingerido. A compulsão pode, muitas vezes, estar aliada a algum distúrbio de ansiedade e/ou afetivo. 

 

Portanto como o ato de comer está associado à sensação de prazer. Muitas vezes, comemos mais do que seria indicado para suprir as necessidades do nosso organismo. 

 

A prevalência da compulsão alimentar é a mesma nos dois sexos. A diferença é que as mulheres, por uma questão social e estética, costumam buscar mais por tratamento do que os homens. 

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE.