O que é Diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Em consequência disso, o nível de açúcar no sangue fica alto e acaba gerando a chamada hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira.

O diabetes pode ser dividida em dois tipos:

  • Tipo 1 – em alguns pacientes, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina. Assim, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia.
  • Tipo 2 – neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade. Uma das causas de Hiperglicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade os casos relacionados a este tipo de diabetes estejam cada vez mais frequentes entre jovens. Isso se dá por inúmeros fatores, como: maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. 

De acordo com o Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo que atende em Arcoverde e Serra Talhada, por ser pouco sintomática, o diabetes, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e, consequentemente, sem tratamento. O que favorece a ocorrência de complicações no coração e cérebro. Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de exames mais aprofundados. Quanto mais cedo você tiver o diagnóstico, mais rápido poderá agir para continuar saudável. Por isso é importante que todos consultem o médico e façam exames rotineiros. Assim, apontando a doença ainda em seu início.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica