O que é Endoscopia?

Endoscopia é um exame que permite ao médico visualizar internamente os órgãos do trato digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno. Tem a finalidade de verificar a procedência de sintomas, como:

  • Dores abdominais persistentes;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dificuldade de deglutição.

E assim, diagnosticar possíveis lesões e patologias. Além de diagnosticar, a endoscopia pode ser usada como uma alternativa terapêutica. Dessa forma, evitando em alguns casos a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

O exame dura de 5 a 10 minutos e para evitar ansiedade, dor ou desconforto, a endoscopia é feita com o paciente sedado. Somente após a sedação é que o médico introduz um tubo fino e flexível, o endoscópio, pela garganta do paciente. É o aparelho que, com lentes e luz próprias, permite visualizar as imagens de cada órgão do trato digestivo em tempo real em um monitor.

Para ser feito o exame, o estômago necessita estar vazio para a análise completa. Dessa forma, por um período de oito horas antes do exame, o paciente não deve comer ou beber nada. Isso incluí até mesmo o fumo e a ingestão de água. É preciso também informar no momento do agendamento do exame sobre o uso de medicamentos, alergias e qualquer outro problema de saúde. Assim, verificando a necessidade de preparos adicionais.

Pode haver complicações?

A endoscopia digestiva alta é um exame muito seguro, quando é realizado por profissional especializado em endoscopia. Entretanto, apesar de extremamente raro, podem ocorrer complicações. Dr Rafael Lucena – Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo orienta os pacientes a sempre buscarem fazer o exame por especialistas em endoscopia para se ter um melhor diagnóstico e precisão do exame.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica