Obesidade: entenda mais

A obesidade é decorrente do acúmulo excessivo de gordura que supera os padrões físicos e esqueléticos do corpo. Além de se caracterizar como uma doença, a obesidade pode ser também o estopim para o desenvolvimento de inúmeras outras enfermidades.

Dentre as quais podemos citar:

• Câncer;

• Hipertensão arterial;

• Doenças cardiovasculares;

• Doenças cerebrovasculares;

• Apneia do sono;

• Osteoartrite;

• Diabetes do tipo 2.

O Dr. Rafael Lucena Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, explica que pacientes obesos apresentam ainda limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves.

Além disso, sobrecarregam a coluna e membros inferiores, apresentando, em longo prazo, degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de varizes e erisipela (doença na pele que provoca feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas, aparecendo especialmente nas pernas). Assim, fazendo com que essas pessoas tenham uma diminuição considerável em sua expectativa de vida. Ainda mais, em casos de obesidade mórbida, esses números podem chegar em até dez anos.

Não existe uma única causa relacionada a este que já se tornou o mal do nosso século. Pois, o excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou a disfunções endócrinas. Por isso é necessário se consultar com um especialista que possa traçar o melhor caminho no processo de emagrecimento.

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica