Obesidade: o Mal do Século

Não podemos mais ignorar o fato de que a obesidade já se tornou o mal do nosso século. Hoje, esse é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Uma vez que, o excesso de gordura e açúcar no sangue faz com que sejam desencadeados fatores de risco para outras doenças crônicas graves, como:

• Doenças cardiovasculares;

• Diabetes;

• Problemas respiratórios;

• Câncer.

Além disso, a obesidade pode causar desgaste das articulações e prejudicar a autoestima, causando problemas psicológicos, como a depressão, devido ao estigma social.

O Brasil não está imune a essa epidemia. 

O número de brasileiros acima do peso cresce de forma exponencial a cada dia. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade (55,7%) da população está acima do peso. Um aumento de 30,8% desde 2006, quando o Ministério começou a fazer o levantamento. Já o número de obesos é de 18,9%.

Para o Dr. Rafael Lucena, Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo que atende em Arcoverde e Serra Talhada, essa realidade é fruto de um estilo de vida que busca praticidade e rapidez, aliado a falta de informação e acesso a alimentos saudáveis, o que acaba fazendo com que as estatísticas de pessoas obesas se tornem maiores.

Os homens contribuem muito para o aumento desses números. Eles são o que representam maior parte da população acima do peso, porém as mulheres não ficam muito atrás. Elas estão chegando ao mesmo nível dos homens com relação ao sobrepeso, mas o que preocupa demais são as crianças, que estão atingindo um nível alarmante de obesidade.

Como toda a doença, a obesidade também é tratável. Em níveis iniciais os tratamentos a serem utilizados podem ser bem simples, através de dieta e exercício físico. Mas quando se trata da obesidade mórbida, que é o ponto máximo da doença, os tratamentos são mais complexos e a cirurgia pode ser necessária. “A luta é complicada no combate a esta doença e por isso é necessário se consultar com um especialista que possa diagnosticar o seu caso e traçar o melhor caminho no processo de emagrecimento”, explica o Dr. Rafael Lucena

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada.

Cirurgia bariatrica