Saiba como é o pós-cirúrgico

 

A Cirurgia Bariátrica tem sido indicada por vários especialistas para diminuir:

• Pressão alta;

• Controlar o diabetes;

• Combater a depressão.

Assim como para pessoas que não são obesas.

 

No entanto, grande parte dos pacientes apresenta preocupação quanto aos procedimentos e, sobretudo, quanto ao pós-cirúrgico.

 

Logo no primeiro mês, a alimentação consiste só em líquidos (água de coco, chás e caldos). Depois vem a dieta pastosa (purês e papas), até chegar à sólida, bem picada para evitar engasgo e vômito. “No primeiro ano após o tratamento, o paciente perde muito peso”, lembra Dr. Rafael Lucena, médico especialista em emagrecimento através de cirurgia bariátrica ou metabólica em Arcoverde e Serra Talhada no Sertão de Pernambuco.

 

Já no segundo mês, a possibilidade de o paciente voltar a ganhar peso é de 15%, uma vez que aumenta o apetite, estabilizando o peso ou até mesmo subindo. Porém, é importante que o cirurgiado colabore, praticando exercícios físicos e comendo alimentos saudáveis.  

 

 

É preciso destacar a importância de o paciente consumir suplementos, visando combater anemias e doenças decorrentes da má absorção. Também é necessário controlar o estresse e o comportamento: “Os pacientes perdem peso rápido, mas a consciência muda um pouco mais devagar. É preciso pensar como magro”, ressalta Dr. Rafael Lucena – cirurgião bariátrico, especialista em cirurgia bariátrica e metabólica em Arcoverde e Serra Talhada. 

Cirurgia bariatrica