Quais os Sintomas do Refluxo?

A azia é a principal queixa e sempre ocorre em pacientes que adquirem a doença. Seu nome técnico é pirose. Pode piorar, por exemplo, quando se dobra o peito sobre a barriga e quando se deita com o estômago cheio. É referida como queimação, em algum ponto entre a “boca do estômago” e o queixo. 

 

Segundo Dr. Rafael Lucena, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, em Arcoverde e Serra Talhada, a regurgitação é a percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca, sem enjoo ou vômito, frequentemente, com azedume ou amargor.

 

“O engasgo – tosse forte e súbita, atrapalhando a respiração – pode despertar do sono e representar uma situação de refluxo gastro-esofágico. A ocorrência de falta de ar com chiado no peito, como a asma, pode ser desencadeada pelo refluxo”, afirma o Dr. Rafael Lucena.

 

Nesse sentido, sensações, desde bola na garganta e desconforto ao engolir até fortes dores em aperto – espasmos – no meio do peito. Assim, representando uma desorganização das contrações faringo-esofágicas responsáveis por levarem ao estômago aquilo que ingerimos. Esses sintomas são considerados complicações do refluxo. 

 

O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Metabólicas (Diabetes tipo 2). Assim como, colocação de Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Pernambuco.

Dr. Rafael Lucena atende vários planos de saúde entre eles UNIMED e SASSEPE. 

Arcoverde