Refluxo: como tratar?
Decerto, o tratamento é clínico, com medidas educativas associadas aos medicamentos. Nesse sentido, a videolaparoscopia vem facilitando o método cirúrgico, aplicado a casos de refluxo selecionados, com resultados muito bons.
Além de combater a obesidade, é importante evitar grandes volumes nas refeições e de deitar nas primeiras duas horas seguintes. Dessa forma, algumas pessoas se beneficiam de dormir numa cama elevada pelos pés da cabeceira, em 20 a 25 cm. Outras, não se adaptam à posição: incham os pés, doem as costas, etc.
No entanto, algumas medidas ajudam no controle dos sintomas do refluxo, como:
• Evitar a bebida alcoólica;
• Não tomar líquidos muito quentes;
• Ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições;
• Evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.
Segundo o médico especialista Dr. Rafael Lucena, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo com consultório em Arcoverde e Serra Talhada – Sertão de Pernambuco, os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago (antiácidos sistêmicos).
“Outros remédios de um grupo chamado de prócinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal para o intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago”, ressalta o Dr. Rafael Lucena – |Cirurgião Bariátrico.
O Dr. Rafael Lucena é Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Realiza Cirurgias Bariátricas e Cirurgias Metabólicas (Diabetes tipo 2), além de colocar Balão Intragástrico. O Dr. Rafael Lucena atende nas cidades de Arcoverde e Serra Talhada – Sertão de Pernambuco .